Doença do tecido fibroconectivo do pênis, que pode ocasionar dor, placas deformidades e insatisfação estética e funcional.
A curvatura peniana é uma alteração pouco divulgada, e que pode trazer grandes incômodos para o homem e sua parceria. As deformidades dificultam a penetração, podem gerar dor e desconforto, impossibilidade de penetração e instabilidade peniana. Em casos mais graves pode ser a causa da disfunção erétil.
A fase inicial tem duração variável e também se caracteriza pelo fato da curvatura ter boas chances de mudar espontaneamente. Em média 50% dos casos evoluem com piora, 40% permanecem relativamente estáveis e 10% apresentam melhora espontânea.
Doença de Peyronie e Curvatura Congênita
Um problema sexual muito pouco conhecido é a curvatura peniana, que pode ser congênita (quando o paciente nasce com ela, ou se desenvolve durante a puberdade) ou adquirida (quando esta se desenvolve ao longo da vida), sendo a mais comum a doença de Peyronie. Porém, em alguns casos, pode aparecer após um trauma ou fratura da haste peniana. Em ambos os casos, há uma assimetria na câmara erétil do pênis quando esta se enrijece, causando uma deformidade, que pode apresentar perda de tamanho, calibre, estabilidade. Além disso, existem pênis que apresentam curvaturas que causam grande desconforto, ou até mesmo, impedem a penetração.
O impacto deste problema é potencialmente grande, com piora da qualidade de vida, piora da ereção, incômodo físico e psíquico, redução no número de relações sexuais, afastamento do casal e quadros depressivos. O tratamento depende de uma avaliação completa da história da doença e da caracterização de sua fase. A avaliação formal da curvatura (feita por intermédio da, ultrassonografia doppler peniano) para avaliar a vascularização peniana e a função erétil é importante para direcionar o tratamento. O tratamento pode variar desde medicações via oral, terapia de ondas de choque de baixa intensidade, até tratamentos cirúrgicos complexos.
Principais formas de cirurgia:
• Plicaturas
• Prótese Peniana
• Reconstruções complexas para restituição de tamanho peniano com prótese peniana
